Dúvidas Frequentes

O que é o Serviço de Apoio Domiciliário?
O Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
O que é o Apoio Domiciliário Integrado?
Resposta que se concretiza através de um conjunto de acções e cuidados pluridisciplinares, flexíveis, abrangentes, acessíveis e articulados, de apoio social e de saúde, a prestar no domicílio, durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.
Quais são os objectivos do Serviço de Apoio Domiciliário?
Os objectivos gerais do Serviço de Apoio Domiciliário são:
a) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
b) Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização
Os objectivos específicos do serviço de apoio domiciliário são, nomeadamente:
a) Assegurar aos indivíduos e famílias satisfação de necessidades básicas;
b) Prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos indivíduos e famílias,de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar;
c) Colaborar na prestação de cuidados de saúde.
Quem pode prestar Serviço de Apoio Domiciliário?
O SAD pode ser desenvolvido a partir de uma estrutura criada com essa finalidade ou a partir de uma estrutura já existente - lar, centro de dia ou outra, devidamente autorizada pela Segurança Social.
Há algum regulamento para o Serviço de Apoio Domiciliário?
Sim. É uma actividade legalmente regulamentada e para além disso cada entidade legalizada tem que ter um Regulamento Interno préviamente aprovado pelo Instituto da Segurança Social.
Porque devo optar por Cuidados Domiciliários?
Quando não nos sentimos bem a maior parte de nós prefere estar em casa. Gostamos do conforto da nossa própria casa e do suporte da nossa família. Preferimos igualmente cuidar de um familiar doente num ambiente familiar e seguro.
Os cuidados domiciliários são seguros e promovem a reabilitação.
Existem evidências científicas que muitas pessoas apresentam uma recuperação mais célere quando permanecem no seu ambiente familiar.
Os cuidados domiciliários garantem uma maior liberdade ao indivíduo.
Os pacientes permanecem mais activos nas suas actividades diárias porque são alvo de atenção e cuidados continuados.
Os cuidados domiciliários são uma alternativa à entrada prematura para uma instituição.
Este tipo de serviços garantem a permanência do idoso em casa, bem como a sua qualidade de vida por um tempo mais alargado, tendo em conta que respondem às necessidades específicas de cada um.
Muitos riscos, como infecções, são eliminados ou minimizados quando os cuidados são providenciados no domicílio do próprio.
Os serviços de apoio domiciliário são destinados apenas a idosos?
Os nossos serviços de apoio domiciliário destinam-se as pessoas de qualquer idade que estejam dependentes, doentes ou necessitem de acompanhamento.
Qual o custo dos serviços de apoio domiciliário?
Uma reunião poderá ser sempre marcada para aprofundar as necessidades de cada utente e encontrar uma solução adequada a cada caso.
Temos soluções específicas para cada família, e para cada uma das necessidades. O custo do serviço depende de variadíssimos factores, nomeadamente o tipo de serviço, a sua frequência. Desta forma fazemos sempre uma avaliação e a apresentação de planos individuais adequados a cada necessidade.
Após a avaliação a proposta é entregue no prazo de 24 horas.
E se eu não concordar com a proposta?
Se não concordar com a proposta, pode sempre pedir para que esta seja reformulada de forma a que melhor se adapte às suas necessidades e interesses.
Como dou o meu acordo ao início do Serviço de Apoio Domiciliário?
Com base na proposta aprovada, é celebrado um contrato de prestação se serviços, onde são mencionados os serviços a prestar, duração, data e forma de pagamento, etc.
A visita de avaliação é paga?
A nossa visita de avaliação e diagnóstico é totalmente gratuita e desprovida de qualquer vínculo. O objectivo da visita é dialogar com a familia e entender que género de serviço pretende e as suas necessidades específicas.
Existe algum período de tempo em que não prestam serviços?
Prestamos serviços todos os dias do ano, incluindo feriados e fins de semana, caso tenha essa necessidade. Estamos ao seu dispor em qualquer situação.
Os vossos serviços são contratados por um período mínimo de tempo?
Os nossos serviços são adaptados às necessidades da família . Desta forma, disponibilizamos serviços pontuais ou serviços mais longos. A flexibilidade é um dos nossos princípios e, como tal, vamos sempre de encontro ao que o utente e a familia pretendem.
Como podem ser contactados?
Pessoalmente, na nossa morada.
Pelo telefone 226 009 044
Pelo telemóvel 963 321 065

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